TV Poços
   
   
  Última atualização   15 de outubro de 2019 | 05:33:18
Contato

Com o tema “Com vivências”, Pintando o Sete oferece formação para profissionais da educação infantil


Incluída em: 02/09/2019 | 14:30


 

34 oficinas, 1.700 profissionais participantes, 7 locais distintos e o mais importante: 14 horas de intensas experiências de integração pedagógica. Esse é o saldo da 19a edição do Pintando o Sete, evento formativo voltado para os educadores que atuam na Educação Infantil da rede municipal, realizado nos dias 28 e 29 de agosto.

“É um evento absolutamente coroado de sucesso voltado para os educadores que atuam nos nossos centros de educação infantil. É o momento de oferecer oportunidades de formação nas mais diversas possibilidades de oficinas atendendo exatamente a diversidade de público que trabalha nesse segmento”, destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

 

Aproximadamente 1.700 profissionais da educação – entre berçaristas, auxiliares de desenvolvimento infantil I e II, merendeiras, serviços gerais, auxiliares de educação inclusiva, coordenadores pedagógicos e professores participaram do evento, que aconteceu simultaneamente em sete locais: Autarquia Municipal de Ensino (AME), Escola Estadual Professor Arlindo Pereira (POLIVALENTE), Espaço Cultural da Urca, Secretaria Municipal de Educação (SME), Centro de Educação Infantil M. Prof. Millo Carli Mantovani, Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) e 1ª Cia/ 6º Comando Independente Corpo Militar de Bombeiros.

Em 2019, o ciclo formativo foi pensado para atender os documentos norteadores da educação básica, oferecendo novas possibilidades para o fazer pedagógico, de forma autônoma, responsável e lúdica. O Pintando o Sete de 2019 trouxe o tema “Com vivências”, pensando no trabalho coletivo e colaborativo para a restruturação dos currículos e Projetos Político Pedagógicos nas unidades da rede municipal.

 

Na oficina “Despertando a curiosidade dos pequenos cientistas”, por exemplo, a educadora Francisca de Cássia Sales propôs a realização de experimentos a partir de técnicas de pintura e desenho com pigmentação com flores e folhas. “Nossa oficina visa incentivar nos alunos o prazer pela pesquisa. Estamos usando com os professores técnicas que são utilizadas na sala de aula para que eles se coloquem no lugar da criança e sentiam que essa maneira diferente de aprender proporciona prazer para os alunos, além da vivência de texturas, cheiros, sabores”, ressalta.

 

O objetivo é oferecer oficinas práticas aos educadores, apresentando alternativas pedagógicas e ferramentas metodológicas que auxiliem na elaboração, construção e efetivação do trabalho educativo nos Centros de Educação Infantil municipais, respeitando as singularidades e diversos contextos.

 

A coordenadora pedagógica Vera Freire Muniz desenvolveu a oficina “Espaços públicos e direitos da criança”. “Precisamos oferecer espaço para a criança correr, brincar, subir em árvore, claro que dentro de uma orientação, mas dando liberdade para a criança construir o seu brincar”, enfatizou.

 

No dia 29 de agosto, foi realizada uma oficina específica para os coordenadores pedagógicos, com o tema “Bate-papo musical”, com o músico Toninho Cruz, artista nacionalmente renomado e respeitado que carrega em seu vasto currículo dezenas de centenas de grandes shows ao lado de artistas consagrados em todo o Brasil e no exterior.

 

Além das 34 oficinas, a palestra "Educação e Experiência: infância e formação humanizadora", com a pedagoga Luciana Haddad Ferreira, reuniu os participantes no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca. Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Luciana Haddad Ferreira tem Pós-Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Federal de Uberlândia (2018), com investigação no campo da Psicologia e Arte.

 

Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados