Chuva de Granizo atinge Andradas e região

Na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, moradores do Sul de Minas acordaram com um cenário diferente.O que parecia neve, era na verdade uma chuva de granizo que atingiu o estado. O fenômeno foi registrado nos municípios de Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas, na região de Andradas. Os moradores registraram em vídeos e fotos como ficaram estradas e plantações após o fim da tempestade.

A pancada de chuva com granizo foi provocada pela formação de uma área de instabilidade sobre o Sul de Minas desde ontem (17). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, uma frente ria está estacionada sobre o litoral paulista, provocando essa instabilidade no extremo Sul de Minas.

Em Andradas ruas e avenidas ficaram cobertas de “gelo”

Segundo a meteorologista do INMET, Anete Fernandes, o fenômeno a tempestade de granizo acontece após um longo período sem chuva e de tempo seco. “São formadas nuvens altas, de desenvolvimento vertical, as chamadas cumunimbus, que vêm carregadas com raios, ventos e gelo”, explica Anete.
Ainda conforme a metereologista, a frente fria que está sobre o litoral paulista irá recuar até o Sul do Brasil e retornará para o Sudeste do país na próxima sexta-feira, trazendo mais chuvas e derrubando as temperaturas.

Fonte: O Estado de Minas