Abertas as inscrições para edital “Poços Curte em Casa”

Edital lançado pela Secult pretende movimentar setor cultural durante pandemia 

A Secretaria Municipal de Cultura lançou, nesta terça, 16, o edital especial SECULT Nº 7/2020 Ações Culturais Emergenciais – Poços Curte Em Casa, tornando pública a abertura de prazos, nos períodos de 16 a 23 de junho, 29 de junho a 6 de julho, 20 a 27 de julho e 3 a 10 de agosto de 2020 para inscrição de propostas artístico-culturais destinadas à composição do projeto denominado “Ações Culturais emergenciais – Poços Curte em Casa”. 

O referido edital destina-se exclusivamente a artistas locais, que deverão desenvolver ações nas modalidades Artes de espetáculos: circo, dança, música, teatro e outras; Atividades de formação: oficinas, seminários, debates com caráter formativo ou reflexivo sobre arte e cultura; Galeria virtual: seleção de obras visuais para exposição virtual; Produção literária: coletânea de contos e crônicas originais de autores residentes locais. Todos estes produtos culturais gerados por intermédio do edital serão disponibilizados gratuitamente nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas, bem como da Secretaria Municipal de Cultura. 

“O edital vem em hora muito oportuna, visto a grave crise provocada pelo covid 19. Levamos as dificuldades do setor cultural ao prefeito e ele entendeu que era necessário o investimento no setor. Houve a participação intensa do Conselho de Políticas Culturais, juntamente com os servidores da Secult na formatação do edital, o que possibilitou uma ação rápida e que vai beneficiar a comunidade, que terá acesso a bens culturais produzidos na própria cidade e também proporcionará um apoio aos fazedores de cultura, que foram também atingidos economicamente pela pandemia”, ressalta o secretário de Cultura, Ricardo Fonseca Oliveira. 

O edital encontra-se à disposição dos interessados no site www.pocosdecaldas.mg.gov.br e na Secretaria Municipal de Cultura, situada no Espaço Cultural da Urca, Praça Getúlio Vargas, s/nº, no horário compreendido das 9h às 18h, que está agendando o atendimento presencial. Informações pelos telefones: (35) 3697-2389/2335. 

Recursos 

A Prefeitura destinou R$ 232 mil a serem investidos durante os meses de junho a setembro.O objetivo é fomentar a produção cultural de artistas e fazedores culturais locais em tempos de grave crise ocasionada pela pandemia Covid-19. 

Em estreita colaboração com a Secult, o Conselho Municipal de Política Cultural apresentou sugestões para aplicação de recursos emergenciais para o setor , as quais estão dispostas no edital, com a finalidade de favorecer a realização de ações que promovam a amplitude da produção artística e cultural de Poços de Caldas, o reconhecimento da importância da arte e cultura locais, o fazer artístico de nossos artistas, a formação de conteúdo e o consumo de bens e serviços culturais pela população local, que em tempos de distanciamento físico, poderá usufruir desses bens e serviços e acessá-los em formatos digitais, virtuais e remotos. 

“Este trabalho em conjunto é fruto de muitas horas de reuniões on line, entre equipe da Secult, conselheiros  e das câmaras setoriais. Todo esse processo é muito novo, mas acredito que conseguimos uma formatação final muito interessante e que contempla as mais diversas manifestações culturais no município. Todos nós estamos nos reinventando e tenho a mais absoluta crença de que a retomada se dará com uma forte contribuição da cultura. Precisamos trazer a beleza das canções, da dança, do artesão, do pintor, da cultura popular, de volta ao cotidiano das pessoas, ainda que não presencialmente. É nosso papel enquanto representantes do Poder Público fazer isso acontecer”, destaca o diretor de políticas culturais da Secult, Gustavo Dutra. 

O Edital Especial para Ações Culturais Emergenciais encontra respaldo nas diretrizes do Sistema Municipal de Cultura, disposto na Lei Municipal nº 9.037 de 10 de abril de 2015, bem como alinhamento com o Plano Municipal de Cultura, disposto na Lei Municipal nº 9.144, de 8 de outubro de 2016. 

Inscrição digital

As inscrições deverão ser realizadas somente por meio digital. O formulário-padrão está disponível no link: https://forms.gle/PzrQkfsDneQbT2q28 que pode ser acessado na página inicial do site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br no espaço denominado Editais da Cultura. 

As ações a serem desenvolvidas, por intermédio do edital, devem tomar as medidas sanitárias de precaução e combate à pandemia Covid-19, bem como visarem a não aglomeração de pessoas. Durante as gravações, os artistas deverão divulgar ações educativas para prevenção à saúde e de combate à pandemia. 

Informações adicionais poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, pelos telefones (35) 3697-2389/2335, pelo whats app da Secretaria 9 9273-0022, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira ou pelo e-mail: secultpocos@gmail.com .–

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Poços de Caldas
(35) 3697-5053