DER-MG se prepara para o período chuvoso

O calor e o avanço de áreas de instabilidade pelo estado de Minas Gerais podem ajudar a espalhar nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva a partir do próximo mês. O período é considerado o mais crítico do ano, em função das fortes chuvas, o que exige planejamento e investimento na prevenção de desastres de origem natural.

Atento a isso, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), está desenvolvendo ações preventivas na malha rodoviária sob responsabilidade do Governo de Minas. De janeiro a setembro, o Estado investiu cerca R$ 100 milhões em obras desta natureza.

Os trabalhos são executados por meio do programa de manutenção e conservação permanente nas 40 unidades do DER-MG, espalhadas por todo o estado. Os serviços são concentrados na limpeza de dispositivos de drenagem, recuperação de pontos críticos de segmentos pavimentados e não pavimentados, substituição de bueiros e recuperação de galerias fluviais, liberação das saídas d’águas e da roçada mecanizada, realizada por um equipamento que retira a vegetação com até três metros de distância do bordo da pista.

Nova sinalização

Além disso, o DER-MG investe na instalação de novas placas informativas, de advertência, de regulamentação e de marcos quilométricos para garantir mais segurança aos usuários das vias. “Neste período do ano, existe uma preocupação com os altos índices pluviométricos. Trabalhamos em sincronia com outros órgãos estaduais para garantir pronta resposta à população”, afirma o diretor de Manutenção, Adalberto Bahia.

As ações de prevenção de acidentes são intensificadas pela equipe de fiscalização e por equipamentos de controle de velocidade das vias, instalados, estrategicamente, em pontos críticos e com maior número de ocorrências. São mais de 400 radares nas rodovias estaduais e federais delegadas, que ajudam a coibir o excesso de velocidade, principalmente no período chuvoso.

As ações do DER-MG fazem parte do Grupo Estratégico de Resposta a Desastres (GER), instituído em 2019 e liderado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Gabinete Militar do Governador (GMG).

Fonte: Agência Minas