INCÊNDIO É EXTINTO NO PICO DO GAVIÃO

Neste domingo (20/09) acabou o incêndio que consumia a área da Serra do Caracol e proximidades do Pico do Gavião há praticamente uma semana. O fogo foi extinto após trabalho exaustivo de combate e também devido à ocorrência de chuvas na região.

De acordo com informações dos bombeiros a dificuldade encontrada foi justamente a mata densa e o relevo muito íngreme. Diversas vezes o incêndio era incontrolável, pois ameaçava os próprios militares que estavam em combate. Para se ter uma noção, em alguns pontos demarcados, para deslocar 900 metros os militares gastavam cerca de 02h30.

A Primeira Cia Independente de Poços de Caldas atuou todos os dias no incêndio, recebendo reforço da tropa especializada do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres do CBMMG. Ontem, foram cerca de 23 bombeiros militares empregados, com apoio de 20 voluntários da Prefeitura Municipal de Andradas. Foi necessária a utilização de aeronaves para auxílio no combate, uma vez que o incêndio assolava uma grande extensão no terreno.

Após levantamento pelo Corpo de Bombeiros, estima-se que a área queimada foi de 502 hectares, o equivalente a 5,02 quilômetros quadrados. Estamos enfrentando um período crítico, com aumento no número de queimadas. Provocar incêndio florestal é crime ambiental, com pena de 2 a 4 anos de prisão. Tenha consciência!

Fonte: ANTV- TV ANDRADAS