Outubro rosa: Mês de Prevenção

Hoje inicia-se mais uma campanha para chamar a atenção à realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce: o Outubro Rosa. No Brasil, este é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma.

O Instituto Nacional do Câncer aponta que são 66 mil novos casos, e 18 mil mortes por ano.  Mais do que atenção, é preciso fazer os exames anuais de prevenção. O auto exame ainda é uma das mais eficazes formas de prevenção.

Caroços, alterações no bico do peito, nódulos nas axilas ou no pescoço, surgimento de líquidos nos mamilos, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com cascas de laranja, são alguns dos sinais de alerta que podem apontar um possível câncer de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) – que é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Ainda de acordo com essa instituição, apesar de haver maior incidência em mulheres, homens também podem ser acometidos por essa enfermidade, representando 1% dos casos.

Fonte: A tribuna/Dedo de prosa