SAÚDE ALERTA PARA ÚLTIMOS DIAS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA EM POÇOS DE CALDAS

Meta foi ultrapassada em idosos e profissionais de saúde

48.003: esta é a quantidade de doses aplicadas até esta segunda, 22, no município, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta foi superada entre dois públicos: profissionais de saúde, com 4.874 doses aplicadas e idosos a partir dos 60 anos, com 24.138 pessoas imunizadas. No caso da puérperas, mulheres até 45 dias após o parto, a vacinação já atingiu 83,98%. Entretanto, a cobertura vacinal segue mais baixa para outros grupos prioritários. “Ainda podemos observar uma baixa procura, especialmente das crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (64,73%), das gestantes (52,53%) e dos adultos na faixa etária dos 55 aos 59 anos (41,22%). É muito importante que estes e os demais públicos contemplados nesta Campanha, procurem uma de nossas salas para receber a dose, até o próximo dia 30, conforme a última prorrogação de prazo feita pelo Ministério da Saúde”, alertou Gisele Scatola, referência técnica de Imunização. Também são atendidos pela ação: profissionais das forças de segurança e salvamento, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil das redes pública e privada de ensino, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, são categorias incluídas recentemente pelo Ministério da Saúde e que também podem receber a dose, assim como os povos indígenas. Segundo o Ministério da Saúde, o público estimado em Poços para a Campanha é de 56.869 pessoas, além dos trabalhadores do transporte coletivo e das pessoas com deficiência, grupos que não possuem estimativa prevista.

Documentação Necessária

Caminhoneiros, motoristas de coletivo e cobradores devem apresentar crachá da empresa ou Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Já no caso das comorbidades e/ou doenças crônicas, o atestado médico é solicitado. Um documento oficial com foto é necessário para comprovar a idade. Já no caso dos profissionais de saúde, das forças de segurança e também dos professores, é importante portar a identidade funcional. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus, mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19.

Postos de Vacinação

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30. “As salas de vacina funcionam em sistema de porta aberta, portanto, você pode procurar a mais próxima de você, seja da sua residência ou do seu local de trabalho. Mas é fundamental que todos procurem uma de nossas salas, para manter a imunização em dia, tanto contra a Influenza, quanto contra outras doenças que também podem ser prevenidas pela vacinação, como o sarampo e a febre amarela por exemplo”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Confira os locais de vacinação:

Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas